A Trilha ao Açu é uma dos locais para Ecoturismo mais almejadas do Parque Nacional Serra dos Órgãos. Sua visitação,temporada, inicia-se no final de Abril e vai até Setembro, pois nesses meses as mudanças climáticas não são tão constantes. Oferecendo uma diversidade de panoramas, o trekking e o camping para o Açu é ideal às pessoas que procuram ambientes naturais e um bom exercício de resistência.
Inicialmente acompanhando uma vegetação próxima a cachoeiras e arvoredos da Mata Atlântica, a trilha de subida por Petrópolis tem como atrativos, a cavaleiro, as Pousadas e Restaurantes da região com arvorismo e rappel,a Cachoeira do Véu da Noiva, a Pedra do Queijo, o Ájax, o Morro da Bandeira,a Izabeloca (Casa de Isabel), o Chapadão, o Cruzeiro e já no topo as pedras gigantes do castelo .Ao chegar no local o trilheiro se impressiona com tamanha beleza e fica tomado por uma sensação de objetivo alcançado.A visita ao Açu é uma conquista, mas é necessário um treinamento físico prévio e planejamento.
Para o camping, o local é ideal devendo, portanto ,o trilheiro ter conduta consciente para a proteção nesses ambientes. Para ao mais experientes é possível um bate-volta no local, porém ao menos acostumados indicamos o camping no local, pernoite.
Características:
Tempo de Caminhada: 6h a 8h
Classificação: Difícil
Inclinação: 75 graus
Dicas: 1 litro de Água, Short ou Bermuda, Protetor Solar, Alimentos, Mochila, Barraca.
Fotos/Texto: Anderson C. Felipe