Boa noite!           Quinta 21/11/2024   23:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Educação em Crise: Secretária não comparece à Sessão de Esclarecimentos sobre Atrasos nos Pagamentos
Educação em Crise: Secretária não comparece à Sessão de Esclarecimentos sobre Atrasos nos Pagamentos
22/10/2024 - 10:23 - Petrópolis – A Secretária de Educação de Petrópolis, Cecília Pinheiro, não compareceu à convocação da Vereadora Júlia Casamasso onde deveria prestar esclarecimentos sobre os atrasos nos pagamentos dos profissionais da educação e o desligamento de uma estagiária. Marcada para segunda, 21, a ausência da secretária gerou indignação entre os vereadores e a população, que aguardavam respostas para as questões levantadas.

A Secretaria de Educação protocolou às 16h30 - minutos antes da sessão, marcada para às 17h -, um ofício notificando a ausência. A vereadora Júlia Casamasso expressou sua decepção com a ausência da secretária. "Estamos lidando com denúncias graves e recorrentes sobre atrasos nos pagamentos de estagiários e RPAs.  Profissionais estavam presentes na Câmara, aguardando uma resposta da Secretaria, que não veio. Explicações precisam ser dadas para a população e para esses profissionais", afirma Júlia, que é Presidente da Comissão Permanente de Trabalho e Defesa dos Servidores Públicos.

Em setembro foi noticiado que uma estagiária foi desligada após participar de uma manifestação que reivindicava o pagamento dos profissionais da educação pública municipal. A vereadora reforçou a importância de garantir condições dignas de trabalho para todos os profissionais da educação. Além das denúncias de atraso nos pagamentos, a vereadora Júlia também destacou a necessidade de esclarecimentos sobre o concurso público da educação realizado em 2022. 

A ausência da Secretária de Educação na sessão da Câmara Municipal é vista como um desrespeito aos profissionais da educação e à população de Petrópolis. A vereadora Júlia Casamasso prometeu continuar lutando por respostas e soluções efetivas para os problemas enfrentados pela categoria. "Esperamos responsabilidade e compromisso da administração pública. Os profissionais da educação merecem tratamento digno e direitos aplicados," declarou Júlia.

Júlia fará uma nova convocação para que os devidos esclarecimentos sejam prestados. As justificativas apresentadas para o não comparecimento mencionam o período eleitoral, além de um prazo ainda vigente para a resposta de um dos requerimentos da parlamentar. "Quero deixar claro que não concordo com esses motivos. Se o Executivo estivesse verdadeiramente comprometido com a transparência, a Secretaria não precisaria ser convocada para esclarecer esses pontos", conclui a vereadora, que pretende apresentar e aprovar uma nova convocação.

Ruy Sposati
Programação dos filmes em cartaz