Boa noite!           Domingo 24/11/2024   22:08
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Após Quatro Anos de Restauro, Órgão da Igreja do Sagrado datado de 1924 será Reinaugurado nesta Sexta (17)
Após Quatro Anos de Restauro, Órgão da Igreja do Sagrado datado de 1924 será Reinaugurado nesta Sexta (17)
Concerto e bênção são abertos ao público, com transmissão pela internet

16/11/2023 - 08:47 - Esta semana Petrópolis volta a contar com a melodia e a emoção proporcionadas pelo órgão de tubos centenário da Igreja do Sagrado após quatro anos de restauro. Possibilitada por meio de campanha coletiva que mobilizou centenas de fieis, a revitalização do instrumento será celebrada com sua benção, além de um concerto do maestro e organista Marco Aurélio Lischt. O evento é gratuito e acontece nesta sexta-feira (17), às 19h30, no Sagrado, com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Paróquia.

Construído pela firma Klais na cidade de Bonn, na Alemanha, no ano de 1924, o órgão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus chegou a Petrópolis em abril de 1925. Em 1972, o instrumento, modelo Opus 628, passou por sua primeira reforma e, em 1995, foi revisado pelo organeiro Frei Lauro Both, também responsável pelo restauro recém-concluído. Acompanhado pelo INEPAC, o projeto recuperou a sonoridade original do órgão que, nesta sexta, será reinaugurado após um longo período de espera e expectativa.

Para o Frei Jorge Paulo Schiavini, pároco da Paróquia do Sagrado, o término do restauro simboliza a realização de um grande sonho: dar continuidade a uma rica e longa história de fé e arte. “Reinaugurar o órgão de tubos traz a satisfação de novamente conviver com o som desse instrumento único que preenche toda a Igreja do Sagrado e o coração das pessoas que aqui celebram. Esse mesmo órgão fez parte de inúmeras celebrações e, em seus quase cem anos de história, recupera seu esplendor original”, pontua.

Responsável por coordenar o restauro do órgão, fazer sua entonação e afinação em conjunto com Anthony Becker, o Frei Lauro Both conta que, em 2018, veio para Petrópolis com as ferramentas e máquinas disponíveis para o trabalho e que, no Instituto Teológico Franciscano, instalou uma oficina de marcenaria para auxiliar no projeto. Gratificante, o trabalho, segundo ele, é resultado de qualidades de um restaurador que envolvem “a prudência, reversibilidade, humildade, transparência e manutenção”.

Além de Frei Lauro, estiveram envolvidos na reforma Luiz Carlos Schanuel, no revestimento branco novo das teclas manuais; Luciana Lopes e Poliana Reis no restauro do móvel da consola, plaquetas e caixa do órgão, pintura dos tubos da fachada e flautas, bem como a construção de plaquetas de porcelana. Roman Reinski, por sua vez, foi quem montou o instrumento. A Igreja do Sagrado está localizada na Rua Montecaseros, número 95, no Centro de Petrópolis.

Carolina
Programação dos filmes em cartaz