As vacinas de gatos são bem menos conhecidas que as de cães, mas também são importantes para manter a saúde de seu felino.
As doenças que as vacinas protegem são as seguintes:
Panleucopenia Felina
É extremamente contagiosa. Suas principais características são febre, perda de apetite, vômitos e diarréia. O vômito e a diarréia podem vir juntos ou separados e podem ser bastante graves; a diarréia pode ser com sangue o animal fica muito desidratado rapidamente. Os vírus são eliminados pelas fezes dos animais doentes e o contato se dá pelo contato direto do animal com fezes , gaiolas infectadas, roupas, animais doentes, etc. A Panleucopenia Felina é mortal, principalmente em filhotes.
Rinotraqueíte Felina
É uma enfermidade respiratória altamente contagiosa. Caracteriza-se por espirros, perda de apetite, febre e inflamação nos olhos dos gatos. Com a evolução da doença, observa-se corrimentos oculares e nasais. O animal pode chegar a ter pneumonia. O quadro pode persistir por até 3 semanas, levando o animal a perda de peso, desidratação e até a morte. A transmissão se dá principalmente pelo contato entre animais sadios e os doentes.
Calicivirose Felina
É outra séria infecção respiratória dos gatos. Os sinais da infecção são febre, falta de apetite, e corrimento nasal, mas gatos infectados também podem apresentar úlceras na língua.
Clamidiose Felina
Também uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite. Ela é uma zoonose e isso significa que humanos também podem se infectar com essa doença. Muito contagiosa, é rapidamente transmitida de um animal para outro, ou por contato com materiais ou objetos contaminados. Os animais infectados piscam excessivamente, tem corrimento nasal e ocular, olhos vermelhos , espirros e tosse. O corrimento ocular pode ser aquoso ou purulento e os sintomas podem durar mais de um mês. Metade dos gatos infectados sofrem recaídas 10 a 14 dias depois de uma aparente recuperação, com sintomas leves que podem durar de duas a quatro semanas. Os animais que se recuperam podem manifestar a doença sempre que tiverem uma queda de resistência.
A vacinação não oferece completa proteção, mas reduz muito a gravidade e a freqüência das infecções.
** nessas três doenças respiratórias, fêmeas prenhes podem transmitir as doenças para suas ninhadas, inclusive pode se ter abortos nesses casos também. As vezes, nascem ninhadas contaminadas, com os animais com más formações, por já estarem com a rinotraqueíte desde quando estavam sendo formados no útero de sua mãe.
Leucemia Felina
É uma doença viral que pode se apresentar de diversas formas. Ela pode se apresentar como leucemia ou junto com outras doenças graves de gatos, sendo que nesses casos geralmente o animal não resiste.
Raiva
Doença viral muito séria , que afeta animais de sangue quente, incluindo o homem. O animal ou pessoa que contrai a doença e chega a manifestar os sintomas invariavelmente morrem. O vírus ataca o sistema nervoso do animal, levando- o a alterações de comportamento como fúria, ou calma excessiva, olhos fixos e inexpressivos, salivação excessiva e aberrações do apetite, podendo também ocorrer paralisia.
O principal transmissor da raiva no meio urbano é o cão, embora o gato também o faça. A transmissão do vírus se dá através de mordidas ( saliva). Todas essas doenças têm vacinas e elas são dadas anualmente em adultos ( consulte-nos para esquema de vacinação em filhotes).
O animal, ao ser vacinado, de preferência deve estar com sua saúde estável, com uma alimentação correta e livre de parasitas intestinais. E não deve sair para a rua ou para passear enquanto não estiver com todo esquema de vacinação completo.
Fonte: www.homeopatiaveterinaria.com.br/gato1.htm