Boa tarde!           Segunda 06/05/2024   16:01
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Biblioteca Rocambole tem Programação Extensa no Mês de Março
Biblioteca Rocambole tem Programação Extensa no Mês de Março
Março de 2018 - No mês de março, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) homenageia o Dia da Escola, o Dia Mundial da Água, o Dia da Poesia, e a Páscoa. A programação promete muitas novidades para o público infantil. Como de costume, a programação estimulará a exploração do acervo através de oficinas criativas e leituras dinâmicas. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

A programação começa no dia 6 de março, às 14h, com a contação de história do livro “Que bagunça!”, de Adria Meserve. A obra fala sobre um rato que está entediado  em um dia chuvoso e quer brincar, mas não sabe como! O urso, vendo o estado do amigo, dá um jeito nisso! E os dois se divertem muito! Moral da história: A amizade é fundamental.

Já nos dias 7 e 8, das 14h às 15h, o livro escolhido foi “Bibi vai para a escola”, de Alejandro Rosas. Logo após, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. O autor conta a história de Bibi, uma menininha que não quer ir para a escola, pois pensa que não vai gostar de nada!  É muito chato! Convencida a ir em seu primeiro dia de aula, Bibi teve uma surpresa bastante divertida. Será que ela gostou?

Em 13 de março, haverá uma homenagem ao dia da Poesia. Das 14h às 15h, acontecerá uma oficina criativa e leituras dramatizadas de algumas poesias da publicação “A arca de Noé”, de Vinicius de Moraes. O conjunto é formado por 32 poemas, que falam em sua maioria sobre bichos.  Diversas delas fazem parte dos discos Arca de Noé 1 e 2 e foram musicadas pelo próprio autor,  se tornando clássicos da MPB para crianças. Todos são poemas feitos para ler, aprender de cor e cantar.

Nos dias 14 e 15, ainda em homenagem ao dia da Poesia, das 14h às 15h, a contação de história será do livro “Fábulas de Dona Maria (em bordado e poesia)”, de Fábio Sombra. Logo depois, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Originárias da Grécia antiga, estes casos foram correndo todo o mundo, atravessaram séculos e séculos até chegarem aos ouvidos da dona Maria, uma senhora que adora contar histórias para as crianças e, ao mesmo tempo, ilustrá-las com belas imagens bordadas à mão. Neste livro são narradas cinco histórias em versos de cordel, cada uma trazendo uma reflexão profunda sobre a natureza humana.

No dia 20, das 14h às 15h, a obra selecionada foi “A cinderela das bonecas”, de Ruth Rocha. Após a leitura haverá oficina criativa. O livro fala sobre a vovó Neném, que é adorada por todos e conta histórias como ninguém. Além disso, a vovó faz coisas ainda mais mágicas: transforma bonecas em Cinderelas! Será que ela é uma fada também?

O dia 21 será em homenagem ao Dia Mundial da Água. Das 14h às 15h, a história será “De olho na água”, de Regina Lucia Pires Nemer. Após a hora do conto, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O livro narra a vida de Lucas, um garoto que aprende, de uma forma divertida e inesperada, como é importante economizar a água. O personagem entende que é preciso preservar e cuidar do líquido mais precioso do nosso planeta, e mostra que se deve evitar demorar no banho com o chuveiro aberto, deixar a torneira mal fechada, brincar com água durante muito tempo para que não falte água no futuro.

Ainda em homenagem ao Dia Mundial da Água, no dia 22, a Biblioteca Rocambole receberá a autora Ana Maria de Andrade, que realizará a contação de história de sua obra “Água Viva”. O evento acontecerá em diversos horários: das 10h às 11h30min; das 13h30min às 15h e das 15h às 16h30min. Na ocasião, os interessados podem comprar o livro autografado.

A história relata a vida de um peixinho Dourado que ao ver um menino jogando lixo no rio, entende o porquê das águas estarem sujas. Dourado tem que fazer alguma coisa para resolver esse problema! Saposo, seu amigo, resolve contar para as crianças que a salvação dos rios, lagos e mares só depende das pessoas. Ao entenderem a importância da água, as crianças decidem mudar e, assim, o rio poluído volta a ganhar vida!

No dia 27, das 14h às 15h, a contação será em homenagem ao Dias do Circo e da Poesia. O livro será “Palhaço, Macaco, Passarinho”, de Eucanaã Ferraz, seguida de oficina criativa com base na temática do circo e seu principal personagem: o palhaço.

Palhaço é palhaço, macaco é macaco, passarinho é passarinho. Mas será que existe alguma coisa em comum entre eles? O poeta Eucanaã Ferraz acha que sim. E, ainda por cima, acredita que todo mundo tem um pouco dos três. A partir desses personagens, e de estruturas frasais simples, o autor cria uma espécie de jogo de sintaxe em que a cada página as palavras são trocadas de maneira a criar novos sentidos.

Para fechar a programação, os dias 28 e 29 serão em homenagem à Páscoa, das 14h às 15h, a hora do conto será da obra de Ana Maria Machado, “Uma história de Páscoa”. Em seguida haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. O livro fala de Joãozinho, que com a chegada da Páscoa, só pensava no coelhinho que iria trazer seus ovos de chocolates.  Mas os coelhinhos nessa época do ano também só pensam nos meninos que vão trazer umas cenouras coloridas para eles. Só as crianças têm desejos? E os coelhos? O que desejariam ganhar em um dia tão especial?

Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345  (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

16ª Semana de Museus: inscrições abertas até 12 de março de 2018. Visite www.museus.gov.br
Programação dos filmes em cartaz