Boa tarde!           Quinta 21/11/2024   15:13
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Corais > Abertas Inscrições para Seleção para Regente Titular e Diretor Artístico do Coral Municipal de Petrópolis
Abertas Inscrições para Seleção para Regente Titular e Diretor Artístico do Coral Municipal de Petrópolis
Candidatos têm até 15 de outubro para se inscrever; além de documentação comprobatória, selecionados farão uma prova prática
 
22/09/2017 - 15:04 - Estão abertas as inscrições para seleção para o regente titular que também vai assumir a função de diretor artístico do Coral Municipal de Petrópolis. Único corpo artístico do município, com 41 anos de existência, o coral passa por reformulação para transformar o coro em um grupo de câmara de excelência. Os candidatos interessados, que atendam aos pré-requisitos, devem fazer a inscrição por meio do correio eletrônico no endereço andreaalmeida.cultura@gmail.com. O prazo vai até 15 de outubro.   
 
“Vamos não apenas resgatar esse importante trabalho que pertence ao município, mas aprimorá-lo transformando em um dos melhores grupos de câmara do país. E para isso entendemos que é necessário fazer o processo técnico de seleção que vai escolher os melhores currículos, culminando em uma prova prática de alto nível de complexidade. Assim como todo o processo, os selecionados serão avaliados por uma banca examinadora composta por técnicos e nomes consolidados no segmento para trazer a excelência que queremos no grupo desde a seleção de seus integrantes”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.
 
Para se candidatar à vaga de regente titular e diretor artístico do Coral Municipal de Petrópolis o interessado deve ter graduação ou pós na área musical; e comprovar experiência de no mínimo dois anos como regente de coro a quatro vozes.
 
A seleção será feita em duas etapas. Na primeira será analisada por uma comissão indicada pelo IMCE a documentação enviada no ato da inscrição, em que será avaliada a formação, especialização e portfólio de cada candidato. Ao fim, seis candidatos serão selecionados para seguirem à segunda etapa: a prova prática com banca examinadora, no dia 28 de outubro. Nesta fase, o candidato deverá preparar um repertório indicado no regulamento, com peças da Polifonia Renascentista, do período Barroco, Recitativo, Romântico e Música Brasileira. 
 
Com a chancela de seu fundador e regente por 13 anos, o maestro Ernani Aguiar, a reestruturação do Coral Municipal de Petrópolis tem o objetivo de desenvolver todo o potencial do coro que vai representar a Cidade Imperial. Depois da seleção do regente titular e diretor artístico do coro, será aberta a seleção para os novos 24 cantores.
 
“Desde o início da gestão estudamos e trabalhamos o novo formato do coral, que visa a excelência técnica que o coro deve ter, assim como a valorização de seus integrantes. Nossa expectativa é que ainda neste ano consigamos relançar o novo Coral Municipal de Petrópolis para o orgulho dos petropolitanos”, disse Leonardo Randolfo.
 
“Essa é uma tradição de Petrópolis, que é conhecida por seus corais. E é uma grande satisfação para nós e toda a cidade ter seu único corpo artístico recuperado e o melhor, aprimorado. Temos uma equipe técnica na pasta da Cultura justamente para trabalhar o segmento com o olhar que ele precisa e merece. E em especial, neste processo, temos a frente o maestro Leonardo Randolfo, que tem toda expertise e know how no assunto, sendo um dos grandes conhecedores da área e à frente dessa grande transformação pela qual o Coral Municipal vai passar”, comenta o prefeito Bernardo Rossi.
 
Toda a documentação necessária para a inscrição pode ser conferida no regulamento da seleção que está disponível no site www.petropolis.rj.gov.br/fct.
Programação dos filmes em cartaz