Apresentação
Somente através da conscientização e mobilização de nossa sociedade é que poderemos diminuir as agressões feitas pelo homem ao meio ambiente. O Projeto Água visa informar, conscientizar, mobilizar e instruir as pessoas sobre a necessidade da preservação e do uso consciente dos recursos hídricos do Planeta Terra.
O Projeto Água foi fundado, no dia 06 de outubro de 2004, sendo uma associação sem fins lucrativos com a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e possui três linhas de ações:
· O Programa Água é Vida: visa informar, instruir e conscientizar crianças e jovens estudantes do ensino fundamental - público e particular - na faixa etária entre 5 e 20 anos sobre a problemática do uso racional dos recursos hídricos e naturais em geral. O conteúdo informativo desse programa é também disponibilizado por intermédio de panfletos, gibis, páginas na web, etc;
· O Programa de Reflorestamento: consiste em levar alunos da 5ª e 6ª séries do ensino fundamental da rede pública e particular à Fazenda Projeto Água para proporcionar-lhes maior aproximação com o ambiente natural e o contato com as nascentes de água. Nesta visita os estudantes terão a oportunidade de plantar mudas de árvores nativas da região (Mata Atlântica). O desenvolvimento da árvore ao longo do tempo pode ser acompanhado pelo estudante com visitas à fazenda;
· O Programa Água para Todos: objetiva informar e mobilizar a sociedade em geral para a importância de preservar e economizar recursos hídricos com a distribuição de material informativo e educativo em lugares estratégicos como feiras industriais, centros comerciais e Universidades. Páginas na Web e malas-diretas são também formas utilizadas para a divulgação das ações do projeto. Visa, também, fomentar parcerias com outras ONG´s e organizações privadas, bem como, voluntários.
O principal instrumento de viabilização das atividades aqui previstas é a Fazenda Projeto Água. Situada em Anápolis, área rural de Petrópolis, inserida na Serra do Mar em sua vertente ocidental e contribuinte da bacia do Paraíba do Sul, possui 210.000 m² com 32 nascentes de água catalogadas. Toda a área do imóvel, assim como os prédios ali existentes e sua infra-estrutura serão utilizados como uma fonte de conscientização, instrução e estimulo à preservação do meio ambiente nas diversas atividades de educação ambiental.
A idéia principal é integrar os quatro tipos de atividades na mesma área, mostrando às pessoas, de forma objetiva e clara, que podemos usufruir o meio ambiente sem degradá-lo. Essas atividades são, respectivamente: a) educativas de preservação do meio ambiente; b) de lazer; c) de apoio operacional; e d) de treinamento dos voluntários participantes.
Áreas destinadas a atividades educativas de preservação do meio ambiente
As atividades educativas de preservação do meio ambiente são consideradas as atividades-fim do Projeto Água. Assim, a área com essa destinação, considerada principal, será composta de trilhas (que conduzirão às principais nascentes d’água e às quedas d’água), de dois laboratórios, de biblioteca, de sala de leitura, de horta, de pomar, de lagos, de roda d’água, de casa da fazenda e de estações de tratamento de água e de esgoto.
Áreas destinadas a atividades de lazer
Essas áreas e respectiva infra-estrutura têm como objetivo proporcionar diversão e entretenimento aos visitantes, facilitando a aprendizagem e demonstrando que o uso dos recursos naturais é possível sem que necessariamente ocorra a degradação do meio ambiente. Um segundo objetivo é incentivar as pessoas a terem hábitos mais saudáveis em suas vidas. A infra-estrutura vinculada às atividades de lazer contará com campo de futebol, quadra de vôlei, pavilhão de alimentação, trapiches, caramanchões, assim como duchas e bicas naturais.
Áreas Destinadas a Atividades de Apoio
As áreas destinadas a atividades de apoio serão compostas de infra-estrutura necessária ao suporte das outras atividades como: recepção, estacionamento, alojamentos, lavanderia, vestiários, cozinha, despensa, restaurante e a sede da ONG.
Áreas destinadas ao treinamento de voluntários
As áreas destinadas para o aprendizado e capacitação constante dos voluntários serão compostas de auditório e sala de reunião.
Auditório: Será um espaço que acomodará 120 pessoas, onde serão realizados workshops, palestras e seminários com a finalidade de instruir e capacitar estudantes, visitantes e voluntários sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Sala de reuniões: Esta área visa fornecer um ambiente adequado à realização de reuniões de pequenos grupos de colaboradores (voluntários ou funcionários), da diretoria, etc.
Atividades Realizadas
O Projeto Água vem atuando em diversos seguimentos da sociedade buscando a conscientização a respeito da problemática da água. Algumas ações já foram realizadas, tais como:
· Participação em Feiras no ano de 2004 e 2006, em São Paulo: Feira Internacional da Mecânica e a FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção, onde construímos uma torre d’água de 5 metros de altura, alertando sobre a preservação da água e foram distribuídos mais de 10.000 folhetos explicativos sobre como economizar a água;
· Distribuição de folhetos com dicas de preservação da água durante o ano de 2004 e 2005 nas instituições de ensino:
Universidade Estácio de Sá – Campus Petrópolis – RJ;
Coppead UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Fundação Getúlio Vargas – MBA Executiva em Gestão Empresarial – Petrópolis – RJ;
Distribuição de 1.000 folhetos em eventos desportivos realizados na região.
Participação do III Seminário Água é Vida – SESC – Petrópolis – RJ
Confecção e distribuição via correio para todo o Brasil, de 10.000 informativos Notícias Carbografite em 2004, onde contem informação sobre o Projeto Água.
Confecção e distribuição via correio para todo o Brasil, em 2004, de 5.000 folhetos com dicas de preservação da água;
Confecção e distribuição via correio para todo o Brasil, em 2005, de 10.000 folders, feitos com papel reciclado, sobre os programa do Projeto Água;
Distribuição de 20.000 folders sobre o Projeto Água anexo a Revista Cipa ano XXVI numero 316;
O site do Projeto Água foi para o ar em 2004 e desde então tem sido atualizado e complementado. Site: www.projetoagua.org.br
Participou do concurso Premio Ação Ambiental 2005, promovido pelo Sistema Firjan/RJ em 14/02/2006, onde ganhou em 1º lugar na categoria Meio Ambiente;
Montado no período de 14 à 23 de abril de 2006, um estande do Projeto Água no shopping Vilarejo, em Itaipava, Petrópolis – RJ, com a finalidade de alertar a população sobre a preservação da água. Foram distribuídos 1.000 folhetos com dicas de preservação da água;
Participação da XXIII Exposição Agropecuária, no período de 24 de abril à 01 de maio de 2006, onde foi montado um estande, com a finalidade de alertar sobre a preservação da água, onde foram distribuídos mais de 3.000 folhetos com dicas de preservação da água;
O Programa Água é Vida para estudantes das seguintes comunidades da cidade do Rio de Janeiro:
o Morro do Macaco;
o Morro da Mangueira;
o Morro Dona Marta.
Abrangência
A área de influência do Projeto Água no seu primeiro momento é estadual chegando à abrangência nacional. No seu segundo momento, iniciaremos a divulgação em âmbito internacional.