Automóvel
Dicas de Segurança A Volkswagen do Brasil foi a primeira montadora da América Latina a criar um Centro de Segurança e Impactos Veiculares, em 1970, para avaliar todo o conjunto de segurança dos modelos da marca. A empresa submete cerca de 80 carros por ano a testes de impacto, simulando acidentes para salvar vidas. Entretanto, a conscientização e os hábitos dos motoristas e passageiros são fundamentais para que os recursos tecnológicos preservem a integridade física dos ocupantes de um carro, em qualquer situação.
De nada adianta usar o cinto de segurança se ele não estiver colocado corretamente. 2-Figura 3- Figura 4-Figura
A fita do cinto de segurança não pode ficar torcida no corpo. Posição da fita no abdome: deve ser abaixo da linha da cintura (barriga) e não sobre ela. Para eliminar folga excessiva do cinto de segurança com recolhimento automático (retrátil), puxe a fita diagonal para frente e solte-a. A maioria dos acidentes ocorre no perímetro urbano: a gravidade das lesões depende do tipo de colisão e não apenas da velocidade. Estudos internacionais indicam que casos fatais em acidentes ocorrem já a partir de 30 Km/h.
O Encosto de Cabeça A importância do uso correto do encosto de cabeça é demonstrada pela minimização do movimento de giro da cabeça, no caso de impacto de traseira ou frontal. Resultado de teste com e sem encosto de cabeça Sem encosto Com encosto
Posição correta do encosto de cabeça
A importância do AIR BAG O air bag, (bolsa inflável), previne ferimentos à cabeça e ao tórax, em conjunto com o cinto de segurança. Quando ocorre um impacto severo no veículo, um sensor de colisão dispara os geradores de gás, que inflam a bolsa em menos de 50 milésimos de segundo. Os air bags da Volkswagen são os primeiros "full size" nesta classe de veículos, ou seja, possuem enorme volume de ar, que protege não somente a cabeça mas também o tórax e o abdome. Estes novos air bags reduzem radicalmente o nível de agressividade do inflamento, para os casos em que a pessoa está com a cabeça e/ou corpo deslocado para frente, fora da condição normal, no momento do acidente. Outra característica de alta tecnologia é que os gases emitidos por esses air bags não oferecem riscos de queimaduras ou toxidade. Os air bags da Volkswagen foram desenvolvidos para as condições normais das estradas e ruas brasileiras, evitando acionamento indevido.
Para exemplificar a sequência de acionamento do air bag em veículos (exemplo de Gol, Parati e Saveiro), que possuem este equipamento de segurança, representaremos um choque frontal a uma velocidade de aproximadamente 50 Km/h contra uma barreira bem rígida. O desenrolar do acidente pode ser dividido da seguinte forma: No momento "zero" o veículo toca o muro. 20 ms mais tarde, o sensor eletrônico ativa o explosivo do módulo do motorista. Após 24 ms rasga-se a cobertura do módulo do motorista e o air bag infla. No lado do acompanhante* a bolsa é ativada mais ou menos a 28 ms. O air bag estará totalmente inflado após 50 ms para o motorista e 64 ms para o acompanhante em função da diferença de volume existente entre as duas bolsas. Passados mais ou menos 98 ms, foi a vez do acompanhante submergir-se totalmente e iniciar o retorno. Toda a sequência do acidente estará concluída em aproximadamente 165 ms; os ocupantes já estarão em seus lugares de origem e os air bags deverão ter se esvaziado quase totalmente. |
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