Abertura de gala do da programação do 14º Festival de Inverno da Dell’Arte em Petrópolis traz maestro venezuelano para reger coro
.
15/07/2014 - É chegada a hora de mais um Festival de Inverno de Petrópolis. A já tradicional abertura de gala se dará, como em todos os anos, na Catedral São Pedro de Alcântara, no dia 18 de julho, 20h.
Para tanto, a Dell’Arte convidou a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, regida pelo maestro Luis Maurício Carneiro, e Coro Municipal de Campos dos Goitacazes, que, na apresentação, contará com a especial presença do maestro venezuelano Juan Gorrín. O programa é dedicado ao repertório romântico, muito apreciado pelo público. Andressa Inácio, contralto, Daniel Soren, baixo barítono e Danielle Bragazzi, soprano, foram os cantores solistas escolhidos.
Juan Gorrín é diretor do Coral Meninos Cantores da Venezuela e diretor adjunto do Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar, que integra o Sistema Nacional de Orquestras e Corais Infantis e Juvenis do país. Como parte do seu trabalho acadêmico, realiza visitas como instrutor em workshops de Direção Coral, projetos Sinfônico-corais e organização de Festivais no seu país.
Conhecida dentro e fora do Brasil pelo seu estilo único de se apresentar em salas de concerto, esta orquestra, sediada em Campos (RJ) foi criada a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida. Já atuou com grandes músicos internacionais tais como YoYo-Ma, Itzhak Perman, Lang Lang e o maestro Gustavo Dudamel e de brasileiros como Daniel Guedes, Wagner Tiso, Marcus Vianna, Jane Duboc, Margareth Menezes e Lício Bruno. Em 2011 os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall de Nova Iorque. Em 2013 empreenderam uma turnê a Portugal encerrada com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa.
Solistas
Andressa Inácio, contralto, é bacharel em canto pela UNIRIO vem se apresentando frequentemente no Rio de Janeiro, já tendo participado como solista do “Requiem” de Mozart e da “Petite Messe Solenelle” de Rossini e de óperas como Gianni Schicchi e Madame Butterfly, ambas de Puccini. É contralto do coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Daniel Soren, baixo-barítono, é diretor e fundador da Cia. Lírica, estudou nos Estados Unidos com Marianne Sandborg. Vem atuando com frequência em óperas no Rio de Janeiro, tais como La Cenerentola de Rossini, Don Giovanni e O empresário, ambas de Mozart. Integrou o elenco do espetáculo Microscópera Carioca e foi Farfarello em O Amor por Três Laranjas de Prokofiev no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Danielle Bragazzi, soprano, realizou seus estudos de canto com o baixo-barítono João Carlos Dittert, tendo também frequentado as classes dos sopranos Therezinha Schiavo e Cilene Fadigas na Escola de Música da UFRJ. Tem participado da montagem de várias óperas no Rio de Janeiro tais como “La Bohème”, “Madame Butterfly” e “Il Tabarro” de Puccini e “La Traviata” e “Átila” de Verdi. Foi pesquisadora musical da UFRJ e possui formação em teatro.
Programa
“O Romantismo em Cena”
Franz von Suppé
Abertura Cavalaria Ligeira
Gioacchino Rossini
O Barbeiro de Sevilha – La calunnia
Franz Lehár
Giuditta – Meine lippen
Georges Bizet
Carmen
Prelúdio
Chanson
Habanera
Aragonaise
Votre toast
Jacques Offenbach
Os Contos de Hoffmann – Barcarolle
Giacomo Puccini
Tosca – Te Deum
Giuseppe Verdi
Ballo in Maschera – Fervono amori e danze
14 º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte de 18 a 27 de julho de 2014
SERVIÇO:
Sexta, 18 de julho, 20h – Abertura de gala
Orquestra Mariuccia Iacovino e Coro Municipal de Campos dos Goytacazes
Luís Maurício Carneiro, regente Orquestra
Juan Gorrín, regente Coro
Solistas: Andressa Inácio (contralto), Daniel Soren (baixo barítono), Danielle Bragazzi (soprano)
Rua São Pedro de Alcântra 60, Centro - Tel: 24 2242-4300
Capacidade: 506 lugares sentados – 1.500 em pé
Estacionamento gratuito em frente à Catedral: 300 carros
Acesso para deficientes
ENTRADA FRANCA – Pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade